terça-feira, 21 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Atividades

Aula 1 Data:06/08/08 Grupo: Marciele, Michele, Taís Bortolon
Atividades
1- Leitura e apreciação de almanaques diversos levados pelas professoras;
2- Registrar o significado do que é um almanaque: (passar no quadro).

Almanaque é um livro composto de calendário, textos, brincadeiras, ilustrações, atividades atrativas, como: jogos, caça-palavras, palavras cruzadas, jogos dos sete erros, ligue-pontos, músicas, poesias, mágicas, receitas, histórias em quadrinhos, piadas , desafios, etc.....
O nosso almanaque será produzido pela nossa turma. Os textos serão selecionados e ilustrados por nós.

3- Aplicação do questionário:
4- Afixar cartaz com as etapas do projeto
5- Escolha dos grupos de trabalho.


Aula 2 Data:13/08/08 Grupo: Jéssica, Gabrieli , Gabriela, Dienifer
Atividades:
1- Computação dos resultados do questionário.
2- Definir quantos capítulos deve conter o almanaque e que tipos de textos serão estudados.
3- Afixar cartaz com dados do questionário.
4- Montar o gráfico de barras;


Aula 3 Data:21/08/08 Grupo: Carine, Naiane, Viviana, Ana Paula
Atividades:
1-Apresentação de uma canção ( alunos ouvem e cantam);
2-Interpretação da canção;
3-Exploração das rimas: apresentação da canção em fichas, mas sem as palavras finais dos versos que rimam;
4-Substituir as palavras destacadas por outras ( pode ser também o verso completo).Observar para garantir a unidade de sentido.
5-Escolha pelo grupo, de uma música a ser parodiada.
6-Produção, em trio, de parodias e posterior apresentação para o grande grupo.
7-Análise das paródias: “tom’” cômico, romântico, trágico, etc.. (trabalho coletivo).
8-Arquivamento daquelas escolhidas e divulgação das demais no mural.
Aula 4 Data:27/08/08 Grupo: Carla, Jean, Morgana Panassol, Daiane
Atividades:
1- Apresentação de textos instrucionais fotocopiadas para análise das diferenças e semelhanças entre eles.
2- Elaboração de um texto instrucional coletivo (apresentação de uma mágica para os alunos e, em seguida, pedindo para que eles, juntos, elaborem a instrução da mágica).
3- Distribuição dos gêneros a serem produzidos pelos grupos ( receitas, brinquedos, mágicas) textos que irão compor o almanaque.
Aula 5 Data:03/09/08 Grupo: Morgana Santos, Bruna Moraes, Mariele
Atividades:
1- Jogos de sete erros, cruzadinhas, caça-palavras, ligue-pontos, desafios.Cada criança deverá receber um para resolver.
2- Criar ou escolher em materiais de pesquisa quais deverão constar do almanaque.
Aula 6 Data:10/09/08 Grupo: Bruna Marques, Betiane, Mireli, Estefani
Atividades:
1-Leitura livre de quadrinhos ( os alunos também podem trazer gibis para a sala).
2- Exploração das características do gênero ( registrar respostas no quadro).
3- Distribuição dos quadrinhos fora de ordem, para os grupos ordenarem.
4- Identificação das diferenças entre Histórias em quadrinhos e outras histórias ( relação texto/imagem exploração de elementos como expressões de oralidade, marcação de tempo fora dos quadrinhos, falas em balões, marcador “FIM”, onomatopéias, intensidade da fala, tipos de balões.
5- Planejamento e produção de historia em quadrinhos, em trio, (definição do enredo, título, personagens, cenário) que irão elaborar.
6- Produzir ilustrações nos quadrinhos de acordo com enredo.
7-Preenchimento dos balões.
8-Eleição dos quadrinhos que irão compor o almanaque.
9-Produção de atividade: desenhos para colorir ( das HQs criadas)

Aula 7 Data:01/10/08 Grupo: Aline, Tieli, Tayse
Atividades:
1- Leituras de diferentes curiosidades que podem ser sobre: festas, animais, corpo, plantas, meio ambiente, água, trânsito, invenções, nomes, etc...
2- Selecionar quais curiosidades irão compor o almanaque. Fazer as ilustrações que deverão estar relacionadas com as curiosidades.
3- Ler a poesia dos nomes, fazer a poesia coletiva com os nomes da turma para constar no almanaque.
Aula 8 Data:01/10/08 Grupo: Jesebel, Gisele, Gabriele, Brenda
Atividades:
1- Leitura de diferentes textos folclóricos ( piadas, parlendas, trava-língua, brincadeiras, etc...)
2- Concurso de piadas (eleger o melhor contador de piadas da sala).
3- Selecionar as piadas ou outros textos que comporão o almanaque.

Aula 9 Data:01/10/08 Grupo:Pâmela, Patrícia, Luana, Elizete
Atividades:
1-Ensinar algumas dobraduras.
2-Selecionar quais deverão ser reproduzidas e anexadas no almanaque


Aula 10 Data:03/10/08 Grupo: Josiane, Lindiane, Daniela
Atividades:
1 -Definição da capa e das ilustrações (um desenho grande ou série de desenhos pequenos produzidos por todos, como auto-retrato ou situações do livro.)
2- Escolha dos desenhos do almanaque (arquivamento na pasta do projeto).
3-Elaboração dos capítulos do almanaque, do sumário, da capa.
4-Discussão sobre o que é um sumário e registro das respostas o quadro, com exploração da palavra e de sumários.
5-Leitura de sumário.
6-Produção coletiva do sumário do almanaque.
7-Produção da lista dos autores e assinatura.
8-Arquivamento da produção.


Aula 11 Data:03/10/08 Grupo: Cláudia, Susi, Thaís
Atividades:
1-Produção de convites.
2-Analisar convites e como se faz um.
3-Confeccionar cartazes de divulgação.

Projeto almanaque na escola

PROJETO: LEITURA

TÍTULO: ALMANAQUE - O LIVRO QUE TODA CRIANÇA GOSTARIA DE LER
SÉRIE DE APLICAÇÃO: 3ª
TURMAS ENVOLVIDAS: 221 – CURSO NORMAL
ESCOLA: I.E.E. IRMÃO GETÚLIO
PERÍODO: JULHO A SETEMBRO DE 2008
PROFESSORA: ITALVINA B. MESACASA

JUSTIFICATIVA:

Justificamos a idéia de realizar o projeto para aprimorar o conhecimento dos alunos da 2ª série, do curso Normal, após os estudos teóricos sobre essa metodologia de ensino.
A aplicação do projeto será na 3ª série do Ensino Fundamental, tendo em vista o envolvimento das crianças e dos alunos do Curso Normal com práticas de leitura, proporcionado momentos significativos de aprendizagem.
O tema foi escolhido por despertar a curiosidade das crianças por diferentes tipos de textos e suas aplicações no dia-a-dia e também pela importância de ler.
De posse dessas informações as turmas envolvidas poderão melhorar os hábitos de leitura.
A organização didática neste projeto pretende facilitar a integração dos eixos de ensino da língua, oportunizando a aprendizagem e envolvimento com outros conteúdos.

OBJETIVOS:
Conscientizar a todos sobre a necessidade de ler bons textos;
Selecionar textos significativos para leitura prazerosa;
Formar hábitos de leitura;
Informar sobre os diferentes tipos de textos e obras literárias;
Compartilhar os conhecimentos com a família, com amigos e com a comunidade, ampliando o exercício da cidadania;
Comparar os diferentes portadores de textos:
Valorizar os hábitos de pesquisa consultando dicionários e enciclopédias;
Formar grupos de trabalho cooperativos onde haja troca de conhecimentos;
Analisar, criticar e avaliar as produções dos grupos, contribuindo para seu enriquecimento;
Utilizar diferentes linguagens;
Produzir novos textos a partir de textos já existentes;
Utilizar linguagem de gráficos.
Usar tecnologias como Internet.

Atividades:

1-Revisão com os alunos de todas as partes do almanaque.
2-Montagem e ordenação de todo material.
3-Decisão sobre como farão a reprodução e delimitação da quantidade a ser reproduzida.
4-Encaminhamento para reprodução e busca.